quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

A rebelião no céu e a oração a São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo - © Pinterest
Bem sabemos que há uma verdadeira batalha espiritual acontecendo ao nosso redor sem que a percebamos. Muitos ignoram o fato de o mal realmente existir, mas essa visão faz com que se incorra em um grande e grave engano! Nossa fé nos ensina que os seres humanos não foram as únicas criaturas dotadas de razão criadas por Deus. Ele também fez os anjos! Mas nem todos os anjos criados por Ele decidiram ficam próximos de seu amor.

A história começa assim: antes de Deus criar os céus e a Terra e realizar as maravilhas todas da Criação, como descrito no livro do Gênesis, em um determinado momento lá no céu, ocorreu uma grande rebelião em que alguns desses anjos se revoltaram contra Ele por deixarem crescer em seu coração a inveja do poder de Deus, eles queriam ser iguais a Deus. O primeiro anjo a sentir inveja se chamava Lúcifer, que quer dizer: anjo de luz. Lúcifer era o regente dos coros celestiais, era o anjo responsável pela execução dos cânticos no céu, juntamente com a orquestra dos anjos celestes. Este anjo espalhou a discórdia no meio dos anjos plantando neles a semente da inveja, dizendo que quanto mais anjos se voltassem contra Deus, maiores eram as chances de que eles pudessem tomar o Seu poder. Lúcifer tem muitos nomes, a Bíblia menciona vários deles para que fiquemos atentos: Demônio, Satanás, Pai da Mentira, Diabo, etc.

Por conta de toda essa situação houve uma guerra no céu: os anjos que viraram-se contra Deus lutariam com os anjos que escolheram permanecer junto Dele.

O resultado dessa guerra celestial se deu com 1/3 de todos os anjos celestes varridos do céu e expulsos do convívio divino, os anjos maus perderam a guerra. E como não seria diferente? Deus é o todo-poderoso. É dele que provém todas as coisas e para onde tudo volta, já nos dizia Santo Agostinho. Deus é o criador desses anjos também, Ele os conhece mais que eles próprios. Infelizmente Lúcifer e os anjos que ficaram de seu lado já estavam tomados de ódio e inveja, com esses sentimentos eles já haviam se afastado de Deus de forma irremediável.

Os dois lados continuam a lutar por almas humanas até hoje! Todos nós temos um Anjo da Guarda que nos é dado por Deus desde o momento de nossa concepção no útero de nossas mães e eles estão em constante luta contra esses anjos que um dia foram expulsos do céu.

Uma oração popular que faz referência explícita a essa batalha é a Oração a São Miguel Arcanjo. Ela foi criada pelo Papa Leão XIII, no século XIX. Há uma versão mais longa usada para exorcismos e uma versão mais curta que foi acrescentada ao rito da Santa Missa no rito extraordinário e que muitos católicos rezam no dia a dia.

Você pode estar se perguntando: mas quem é São Miguel Arcanjo? Bom, para começar o significado de seu nome é "quem como Deus", ou igual a Deus, isso diz muita coisa. Mas, para complementar esta resposta vamos nos utilizar de uma belíssima e breve explicação do padre Paulo Ricardo:

"Na hierarquia angélica, Miguel era o menor dos anjos, mas, justamente "porque muito amou", [...] ele terminou sendo exaltado pela poderosa mão de Deus. Resta ao ser humano imitar o exemplo desse Santo Arcanjo e contrapor à arrogância da serpente maligna o humilde clamor de Miguel: "Quem como Deus?"

São Miguel em uma igreja de Viena - © Pinterest

 Aqui está a oração de São Miguel em sua versão original em latim:


Sancte Michael Archangele, 
defende nos in praelio, 
contra nequitias et insidias diaboli esto praesidium! 
Imperet illi Deus, supplices deprecamur, tuque, Princeps militiae caelestis, 
satanam 
aliosque spiritus malignos, qui ad perditionem animarum pervagantur in mundo, divina virtute in infernum detrude.
Amen!

Ou, se preferir, em nossa língua mesmo:

São Miguel Arcanjo,
defendei-nos no combate,
sede o nosso refúgio contra as maldades e ciladas do demônio! 
Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos, e vós,
príncipe da milícia celeste, 
pela virtude divina, precipitai no inferno a Satanás e aos outros espíritos malignos, 
que andam pelo mundo para perder as almas.
Amém


São Miguel Arcanjo, rogai por nós!
  |Adaptações e referências:
ChurchPOP. (http://pt.churchpop.com/misteriosa-origem-da-oracao-sao-miguel/), 1º de fevereiro de 2017.
Padre Paulo Ricardo. (https://padrepauloricardo.org/episodios/a-quaresma-de-sao-miguel-e-o-auxilio-dos-anjos). 1º de fevereiro de 2017 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...