quinta-feira, 19 de maio de 2016

"A maior necessidade do mundo" - uma carta aos jovens de todas as idades!

http://padrekleina.org.br/wp-content/uploads/2015/10/Mutirao-visitas-missionarias-6.jpg
© 2015 PASCOM - Santuário do Carmo

 "A maior necessidade do mundo é a de homens - homens que não se compram nem se vendam; homens que no íntimo do coração, sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o erro pelo seu nome; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus" - Ellen White

Jovens de todo o mundo e de todas as idades,

Aqui fala um simples catequista, um catequista que deseja ardentemente que vocês se impressionem com o amor e a misericórdia sem medida de Deus! O mundo tem muitas necessidades, é verdade, mas há uma que pode resumir todas as outras: "a necessidade de jovens que permaneçam firmes pelo que é correto, ainda que caiam os céus"!
Mas, um caráter assim não é obra do acaso, também não se pode dizer que precisa de favores especiais da Divina Providência. Um caráter nobre é fruto de uma disciplina própria, como a do ser humano que se compreende pertencente à natureza inferior e sujeita-se à superior natureza de Deus. É a firme renúncia do eu para o serviço de amor a Deus e à humanidade, como foi a firme renúncia de José, de Daniel, de Mizael, de Ananias, de Azarias, de São Francisco, de Madre Tereza, de São Pio, de São João Paulo II e de tantos outros que podemos contemplar no Antigo, no Novo Testamento e em nossos dias, papas, padres, bispos, religiosos, religiosas, mas sobretudo pessoas comuns do cotidiano.
Minha principal mensagem, hoje, é:
JOVENS DE TODAS AS IDADES, A SANTIDADE NÃO É UM PLANO LONGE E INATINGÍVEL. ELA COMEÇA AGORA, COMIGO E COM VOCÊ BUSCANDO A DEUS NAS PEQUENAS COISAS, NO DIA A DIA. Os dons que vocês possuem não pertencem a vocês mesmos. A força, o tempo e o intelecto são tesouros emprestados, eles pertencem a Deus! E, "deve ser a decisão de todo jovem fazer deles o mais elevado uso". Jovens,  Deus espera de vocês grande fruto! Vocês são administradores de uma riqueza que deve crescer. "Uma intensa luz para as trevas do mundo"!
E, quando, no final da vida chegarem, poderão dizer como Paulo: "Combati o bom combate" (2 Tm 4, 7). Este apóstolo dizia isso ao terminar sua vida de trabalho e serviço pelo fato de quando estando triste, permaneceu alegre; pobre, mas sempre estava enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo (cf. 2 Co 6, 10). Paulo já tinha entendido o valor de servir.
O Papa Bento XVI, no início de seu pontificado, dizia aos jovens que quem perdesse a vida por Cristo, não perdia nada e ainda ganhava tudo! Ganhava tudo, por ser Cristo a maior preciosidade que se pode ter. E isto me recorda a frase de Dom Henrique Soares, bispo de Palmares, quando dizia em uma palestra da Semana Santa, que quando ele era jovem, ele passava horas pensando sobre uma oração vocacional que ele fazia sempre, já que ele era aluno marista tinham de realizar algumas orações antes de começar as aulas. Em uma das partes da oração vocacional, dizia: "Senhor, que eu empregue a minha vida numa causa que valha a pena!". Hoje, ele já não é um jovem com a mesma mentalidade de anos atrás, já é um experiente homem, e diz aos jovens: "Jovens, uma causa que valha a pena é uma causa que dê paz ao seu coração. É uma causa que você saiba onde colocou a esperança. [...] E, no final da vida, quando os outros não encontram mais brilho na vida que abraçou, quando o irmão se tornar um fardo, quando não se ver mais beleza no cristianismo, você poderá dizer: 'eu sei em quem coloquei a confiança', e ainda haverá aquele brilho nos olhos quando falar de Jesus".
Onde estamos colocando a nossa esperança? Estamos suprindo a maior necessidade do mundo? Pois, "é quem perseverar até o fim que será salvo", é quem permanecer firme naquilo que é correto, ainda que caiam os céus. É quem conseguir encontrar a maior riqueza que o mundo não pode dar, mas que em Cristo, que é a única causa que vale a pena, poderá ser encontrada com abundância! Seja Luz para iluminar as trevas do mundo! Jesus Cristo, nosso Senhor, precisa de mim e de você. Ele chama a muitos, mas só os verdadeiramente fortes conseguem entender o chamado e escolher as mais eficientes habilidades para ser LUZ e suprir a maior necessidade do mundo, a de jovens que sejam firmes ainda que caiam os céus. 
© Sumaq

|Referências:
 
WHITE, Ellen G.. Educação: Um modelo de ensino integral. Tatuí: CPB, 2015. 2016 p.
 Dom Henrique Soares sobre vocação. Belíssimo!. S.i.: Youtube, 2015. (10 min.), son., color. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Jz6UI2P8LOk>. Acesso em: 19 maio 2016.
XVI, P.P. Bento. SANTA MISSA IMPOSIÇÃO DO PÁLIO E ENTREGA DO ANEL DO PESCADOR PARA O INÍCIO DO MINISTÉRIO PETRINO DO BISPO DE ROMA: HOMILIA DE SUA SANTIDADE BENTO XVI. 2005. Disponível em: <https://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/homilies/2005/documents/hf_ben-xvi_hom_20050424_inizio-pontificato.html>. Acesso em: 19 maio 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...